segunda-feira, 30 de abril de 2012

Método Mãe Canguru e Sling



O método mãe canguru é utilizado em hospitais e em casa (após a alta) em recém-nascido prematuro (menor que 37 semanas) e baixo peso (500 a 1500 g).
Este método foi desenvolvido para estimular o contato mãe e filho que foi interrompido ou dificultado pelo estado clínico do bebê.  Assim que as condições gerais do bebê permitem, ele é colocado no tórax da mãe com enfaixamento do dorso e pernas, deixando somente os braços do bebê livres, permitindo que a mãe exerça seu papel de cuidar do filho e conhecê-lo melhor no período da internação.
Muitos bebês prematuros tem se beneficiado deste método, pois eles são aquecidos por suas mães e não por máquinas; diminui o estresse da rotina da U.T.I.; melhora o sono, reflexos de deglutição, sucção e respiração; favorece o desenvolvimento do sistema imunológico (defesa do nosso corpo contra doenças) e  motor pela posição que favorece o apoio adequado a coluna.
Outras vantagens encontradas na aplicabilidade deste método referem-se a um melhor desenvolvimento do bebê, menor tempo de internação, além de facilitar o processo de adaptação dos pais com o bebê prematuro e suas condições não esperadas.
As mães de bebês nascidos em tempo e peso adequados também podem se beneficiar deste método utilizando o Sling.  De maneira parecida com método mãe canguru, o Sling poderá melhorar a relação mãe e filho, facilitar o desenvolvimento e maturação neuromotor, respiratório e linguagem.


FOTO: FLÁVIO NEVES


Escrito por Ana Carolina Infante Ferreira Freire, enfermeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário